O Estilo Clássico de decoração teve seu inicio na antiguidade desde meados do período grego e romano, onde a beleza na arquitetura era de extrema importância.
Os valores e beleza continuaram existindo durante séculos até que em períodos históricos como Barroco e Rococó o estilo Clássico ganhou sua expressão máxima.

Hoje este estilo de decoração não aparece mais como naqueles tempos, mais sim, acompanhadas de elementos modernos e contemporâneos, nascendo então o estilo clássico moderno.

O estilo clássico faz parte de um movimento que valoriza os excessos, naquele tempo a sociedade de alto padrão vivia em enormes espaços, e por isso era possível o tal excesso. Já se adotados em espaços pequenos se tornavam ambientes abarrotados de elementos.

As principais características

O clássico vem com detalhamento nas pequenas coisas. O moderno traz a fluidez do espaço e a baixa estatura dos mobiliários.
Neste estilo de decoração é muito fácil encontrar uma mistura que diminua o ambiente e seja cansativa aos olhos, isso se dá por conta dos seus excessos.

Os materiais mais usados na composição de um ambiente clássico é a madeira em tonalidades escuras e o mármore nas cozinhas e banheiros.

O interessante é trabalhar um pouco de cada e chegar a uma decoração Clássica Moderna que seja aconchegante.
Nas paredes os tons pasteis e nos estofados e tecidos com estampas da época.

Para os dias de hoje temos em uma decoração Moderna alguns elementos do Clássico. Como por exemplo, um sofá ou poltronas. Com isso fazemos apenas referencias ao Estilo Clássico, caso contrário o ambiente ficará com cara de novela de época.

Este estilo nos faz lembrar os cenários de novelas antigas.

Espero que tenham gostado.